Análise de dados: como aproveitar as informações para tomada de decisões estratégicas

Mas se o que você precisa é de dashboards e de relatórios dinâmicos, o Power Bi é a ferramenta mais indicada. A partir dela, é possível automatizar questões de rotina da empresa, como análises menos complexas e ajustes de dados. A mudança de mindset por ser desafiadora quando não há um consenso de que toda a equipe pode e deve estar envolvida no processo de análise de dados.

Hospitais e clínicas podem utilizar análises para otimizar o uso de recursos, reduzir custos e aprimorar processos, como o agendamento de pessoal e a gestão de inventário de medicamentos e equipamentos. Insights baseados em dados concretos fundamentam decisões estratégicas, como lançamentos https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/04/analista-de-qa-tecnologias-ferramentas-e-qual-curso-escolher/ de novos produtos, investimentos e outras atividades empresariais críticas. Além disso, a capacidade de identificar novas oportunidades de negócios e produtos financeiros que atendam às necessidades dos clientes destaca-se como uma aplicação valiosa do Data Analytics.

Deixe clara a importância da análise de dados

Em meio às práticas que marcam esse contexto, a análise de dados é uma das principais e mais importantes — não só para monitorar um negócio, mas para basear a tomada de decisões de forma estratégica. O sucesso da coleta e análise de dados está associado ao uso de ferramentas modernas e completas, capazes de buscar as informações, gerar relatórios e facilitar a interpretação dos dados. O planejamento é a base de qualquer estratégia empresarial e, naturalmente, faz parte do processo de análise de dados. Assim, a sua primeira providência é definir objetivos, orçamento, cronograma e profissionais responsáveis, por exemplo. Para se tornar um analista de dados, é importante ter uma combinação de conhecimentos técnicos, como domínio de ferramentas de análise de dados e estatísticas, além de habilidades interpessoais e de pensamento crítico.

  • Eles podem participar de treinamentos, conferências e ler artigos científicos para expandir seus conhecimentos e habilidades.
  • Então, nessa fase, tem-se o objetivo de organizar todos os dados que foram coletados para que, a partir disso, seja possível alcançar os objetivos da pesquisa.
  • O objetivo, nesse caso, é reunir informações, de forma visual e dinâmica, sobre esses dados.
  • Afinal, há diferentes sistemas de gestão, bancos de dados ou mesmo data lakes e data warehouses disponíveis em seu negócio.
  • Dados podem ser uma verdadeira mina de ouro para empresas, mas apenas se forem usados de forma estratégica, como condutores das ações das equipes e do executivo.

Essas tendências destacam a crescente complexidade das interações de dados e a necessidade de respostas ágeis e informadas às condições em mudança​​. Esse é o tipo mais avançado de análise, que busca responder “como podemos fazer algo acontecer?”. Usa dados históricos, ferramentas de Inteligência Artificial e algoritmos de Machine Learning para sugerir ações e antecipar as implicações dessas ações, visando solucionar problemas futuros ou aproveitar tendências promissoras.

Como interpretar e usar análise de dados para impulsionar seus resultados

De acordo com o portal Glassdoor, a média salarial em São Paulo é de R$ 4.852 por mês para data analysts. Nesse ciclo, participam também profissionais de Engenharia de Dados- que criam infraestrutura – e de Ciência de Dados – que fazem predições estatísticas. Data analysts se encarregam de ler e extrair respostas do acervo de informações disponíveis. Você provavelmente já leu ou ouviu algo sobre carreiras em dados terem alta demanda e pagarem ótimos salários. No entanto, por mais que a profissão de analista de dados seja realmente promissora, muita gente não sabe de fato o que pessoas dessa área fazem no dia a dia, ou como é possível se preparar para ser um data analyst.

“A Análise Exploratória de Dados dá ideia da qualidade dos dados e nos diz se o campo é confiável”, completa João. Em inglês chamado de Exploratory Data Analysis (EDA), a Análise Exploratória de Dados é uma forma de abordagem usada para analisar e investigar dados. É com ela que o profissional tem uma visão panorâmica dos dados, tenta dar algum sentido a eles e extrai conhecimento desses dados. Um bom curso de Ciência de dados: as vantagens em se fazer um bootcamp Análise de Dados deve desenvolver em estudantes habilidades essenciais e permitir ter acesso a todas as qualificações que você viu ao longo deste conteúdo. Um bom relatório é aquele que, além dos dados em sua forma bruta, também contém as percepções a partir do trabalho interpretativo. Não basta relacionar os números, há a necessidade de criar um documento avançado que mostra cenários e projeções concretas.

Share